Aumentar a flexibilidade

É uma preocupação comum a todo praticante de Taekwondo aumentar a flexibilidade das pernas e ser capaz de dar chutes altos e potentes. E não apenas isso, mas também é essencial conseguir chutar alto sem ser necessário se aquecer antes. De que vale praticar uma arte marcial, baseada principalmente em chutes, se é necessário se aquecer antes de lutar? Isso seria o mesmo que andar com uma arma sem munição.

O primeiro método que indico abaixo, do polonês Thomas Kurz, é um dos mais eficientes para aumentar sua flexibilidade de forma segura e rápida, pois fortalece os músculos ao mesmo tempo que os alonga. Este programa de alongamento permite ao atleta chutar alto sem a necessidade de se aquecer antes.

Stretching Scientifically ("Alongando cientificamente", em tradução livre) descreve os sistemas e órgãos do corpo que determinam a flexibilidade. A teoria é ilustrada com exemplos práticos e então seguida por um detalhado guia prático para os mais seguros e rápidos métodos de alongamento.

Cada método de alongamento é cuidadosamente explicado, e então são sugeridas formas de aplicação. Cada exercício é demonstrado e claramente explicado. Os exercícios são agrupados por partes do corpo (braços, pernas, etc) e acompanhados por listas de esportes aos quais eles podem ser aplicados.

Com este livro você aprenderá:

  • Como se alongar de forma segura e rápida para alcançar e manter sua flexibilidade máxima;
  • Como fazer seus músculos se fortalecerem e se alongarem de maneira que você fique flexível o tempo todo;
  • Como fazer aberturas mesmo se você já passou dos 40 ou 50 anos;
  • Como dar chutes altos e fazer aberturas sem aquecimento;
  • Como desenvolver cada um dos tipos de flexibilidade - dinâmica, estático passiva e estático ativa - para atender às necessidades dos atletas
  • Como escolher seu método de alongamento;
  • Como organizar sua rotina de alongamento;
A Federação Mundial de Taekwondo (WTF) recomenda esta obra:

"Este livro é útil para atletas, instrutores e técnicos. Ele oferece informações para testar a flexibilidade potencial, para escolher um método de alongamento e para alcançar a flexibilidade total, mesmo sem aquecimento." (WTF, 1998)

Já traduzimos aqui, no Taekwondo Arte Marcial, alguns artigos de Thomas Kurz, publicados originalmente na revista Taekwondo Times. Eles apresentam, de forma resumida, alguns dos tópicos abordados no livro indicado acima.


Outro método que recomendamos é o do russo Pavel Tsatsouline. É um livro mais prático, apresenta muitos exercícios e aborda, embora muito resumidamente, as bases científicas de seu método.

Relax into stretch: Alongamentos tradicionais tentam literalmente alongar seus tecidos, o que é perigoso e ineficaz. Relax into stretch ("Relaxe no alongamento", em tradução livre) ensina aos seus músculos simplesmente a relaxar durante um alongamento. Se você comparar os treinos tradicionais a uma bagunçada reorganização de hardware, então Relax into stretch é uma eficiente atualização de software. Alongar os tecidos pode levar anos, mas mudanças no sistema nervoso são imediatas! Seus músculos passarão a alongar visivelmente a partir de sua primeira sessão seguindo o método de Relax into stretch - e dentro de meses você terá alcançado um nível de flexibilidade incomum para nossa espécie.

O método de Pavel consiste, basicamente, em utilizar a PNF - Proprioreceptive Neuromuscular Facilitation - para "driblar" o sistema nervoso e lhe ensinar que amplitudes maiores de movimento são seguras.

Ele mostra que, se podemos fazer um ângulo de 90º com as pernas - para isso basta ficar sobre uma perna enquanto a outra fica esticada para o lado, na altura da cintura - então nada nos impede de alcançar uma abertura total. Não há nenhum músculo que vai de uma perna à outra. Os músculos de cada perna são independentes. Não conseguimos abrir as duas ao mesmo tempo, em uma abertura total, por causa de nosso sistema nervoso, e não porque os músculos são "curtos". O método de Pavel se desenvolve a partir dessa relação entre flexibilidade e sistema nervoso.