Cinco Princípios do Taekwondo

Os cinco princípios do Taekwondo são explicados pelo seu fundador, general Choi Hong Hi, no volume I da Enciclopédia do Taekwondo

Segundo Choi, é desnecessário dizer que o sucesso ou o fracasso na prática do Taekwondo depende, em grande parte, da medida em que o praticante observa e implementa estes princípios, os quais servem como guia para todos os alunos sérios da arte.

Cortesia (Ye Ui)

Os praticantes de Taekwondo devem tentar praticar os seguintes elementos de cortesia para contruir seu nobre caráter e conduzir seu treinamento de uma maneira organizada.

1) Promover o espírito de concessões mútuas
2) Ter vergonha dos próprios vícios, desprezando os vícios dos outros
3) Ser educado com os outros
4) Encorajar o senso de justiça e humanidade
5) Distinguir instrutor de estudante, sênior de júnior, e os mais velhos dos mais jovens
6) Comportar-se de acordo com a etiqueta
7) Respeitar as posses dos outros
8) Lidar com os problemas com justiça e sinceridade
9) Se abster de dar ou aceitar qualquer presente quando em dúvida

Integridade (Yom Chi)

No Taekwondo, a palavra integridade tem uma definição mais abrangente do que aquela apresentada no dicionário. Deve-se ser capaz de definir certo e errado e ter consciência, se errado, de se sentir culpado. Abaixo estão alguns exemplos de quando falta integridade:

1) O instrutor que não representa adequadamente a ele próprio ou sua arte ao apresentar técnicas impróprias aos seus alunos devido a uma falta de conhecimento ou por apatia
2) O estudante que não se representa adequadamente ao "burlar" material de quebramento antes de demonstrações
3) O instrutor que camufla más técnicas com academias luxuosas e falsas lisonjas aos seus alunos
4) O aluno que solicita graduações ao seu instrutor, ou que tenta comprá-las
5) O aluno que se gradua por questões de ego ou por sentimento de poder
6) O instrutor que ensina e promove sua arte por ganhos materiais
7) O aluno cujas ações não estão de acordo com suas palavras
8) O aluno que se sente envergonhado por buscar opiniões de seus juniores

Perseverança (In Nae)

Há um velho ditado oriental que diz: "Paciência leva à virtude ou ao mérito." "Pode-se fazer um lar paciente sendo paciente 100 vezes." Certamente, felicidade e prosperidade são mais comuns às pessoas pacientes. Para alcançar algo, seja uma graduação superior ou a perfeição de uma técnica, deve-se estabelecer o alvo, e então perseverar constantemente. Robert Bruce aprendeu esta lição de perseverança pelos esforços de uma simples aranha. Foi esta perseverança e tenacidade que finalmente lhe permitiram libertar a Escócia no século XIV. Um dos mais importantes segredos em se tornar um líder de Taekwondo é vencer cada dificuldade pela perseverança. 

Confúcio disse: "aquele que é impaciente em questões triviais raramente consegue alcançar sucesso em questões de grande importância."

Autocontrole (Guk Gi)

Este princípio é extremamente importante dentro e fora do dojang, seja orientando-se em uma luta livre, seja em questões pessoais. Uma perda de autocontrole em luta livre pode se mostrar desastrosa tanto para o aluno, quanto para o seu oponente.

De acordo com Lao-Tzu, "o mais forte é aquele que vence a si mesmo, não aquele que vence o outro."

Espírito indomável (Baekjul Boolgool)

"Aqui jazem 300 que cumpriram seu dever", diz um simples epitáfio de um dos maiores atos de coragem conhecidos pela humanidade.

Apesar de enfrentar as forças superiores de Xerxes, Leônidas e seus 300 espartanos em Termópilas mostraram ao mundo o significado de espírito indomável. Ele é demonstrado quando uma pessoa corajosa e seus princípios são confrontados com adversidades esmagadoras.

Um aluno sério de Taekwondo será sempre modesto e honesto. Se confrontado com injustiça, ele lidará com o beligerante sem nenhum medo ou hesitação, com espírito indomável, independente de quem ou de quantos sejam.

Confúcio declarou: "é um ato de covardia não falar contra a injustiça." Como a história provou, aqueles que buscaram seus sonhos de forma honesta e vigorosa com espírito indomável nunca falharam em alcançar seus objetivos.